As oficinas para capacitação de gestores escolares no Distrito Federal para uso dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ações Integradas para as regionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal vão acontecer nos dias 24 e 26 de setembro e já estão com vagas esgotadas. De acordo com o coordenador do Cecampe-CO/Formação, Remi Castioni, em breve novas vagas serão divulgadas para que mais diretores de escolas públicas do DF possam se capacitar e otimizar o uso dos recursos do PDDE. As formações vão acontecer na Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), na Asa Sul.
“O DF inaugurou, neste ano, um novo mandato para os gestores escolares eleitos em 2023 e poderão ter uma estabilidade organizacional para organizar suas atividades no âmbito de suas unidades. No Distrito Federal nós temos 400 novos [dentre as 676 escolas que estão na base de dados] gestores que assumem, pela primeira vez, as atividades de gestão, ou seja, eles não eram diretores nos anos anteriores, o que mostra uma renovação muito grande”, avalia Remi Castioni, um dos coordenadores e pesquisadores do Cecampe-CO/Formação.
A programação contempla a apresentação do Cecampe-CO/Formação, um diálogo sobre o PDDE Básico, PDDE e suas Ações Integradas, oficina com discussão em grupo e socialização usando infográficos e situações/problema ilustrativas para o diálogo, aprofundamento sobre os dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Censo Escolar, bem como o uso de ferramentas de acesso público, entre elas o Painel de Saldos com as informações das escolas capacitadas pela equipe Cecampe-CO/Formação. Serão apresentadas as relações entre o FNDE e o Banco do Brasil, incluindo as informações sobre execução e avaliação de fluxos, com apresentação de tutoriais.
Adriana Melo, coordenadora do Cecampe-CO/Formação e pesquisadora, alertou para a importância das formações pelas mudanças ocorridas na regulamentação da execução e da prestação de contas dos recursos do PDDE. “Os gestores escolares poderão contar com nosso apoio para não ter receio de usar, executar e prestar contas dos recursos que estão disponíveis para melhorar os indicadores da educação”, enfatiza Adriana Melo.
O Painel de Saldos do Cecampe-CO/Formação, assim como as formações são resultados do projeto de pesquisa firmado entre o FNDE e a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). “O Painel de Saldos foi uma grande inovação para que os gestores tenham a possibilidade de acompanhar o seu território, como está o desempenho. Os diretores regionais de ensino também poderão acompanhar esse desempenho e fazer intervenções pontuais, colocando escolas em contato que tenham alcançado bons indicadores na execução dos recursos. É com base nesse aprendizado coletivo que nós pretendemos fazer com que os gestores das escolas do Distrito Federal tenham informações suficientes para utilizar os recursos que estão depositados nas contas do Banco do Brasil e que são repassadas pelo FNDE”, enfatiza Remi.